Notícia das Clarissas Capuchinhas
![]() |
Cripta da Madre Lourença Longo (Mosteiro de Nápoles - Itália) |
Após uma longa espera chegou a boa notícia às Clarissas Capuchinhas: madre Maria Lourença Longo, nossa fundadora, declarada bem-aventurada. Seu testemunho de vida entra para os registros da Igreja, pois praticou o Evangelho com amor extremado a Deus e ao próximo. O prefeito da Congregação dos Santos, o Cardeal Marcello Semeraro, foi quem fixou a data da celebração de beatificação para o dia 9 de outubro (2022), em Roma.
Uma mulher que foi curada de paralisia por um milagre durante uma santa Missa em Loreto e que quis retribuir a graça alcançada colocando-se a serviço dos mais necessitados, tornado-se voluntária dos enfermos no hospital de Nápoles, mesmo sendo uma pessoa de posses e prestígio. E atenta as carências sociais do seu tempo aceitou colocar seus dons e bens em prol dos abandonados fundando o Hospital dos Incuráveis.
Já com idade avançada Maria Lourença Longo, pertencente a Ordem Franciscana Secular deu belo exemplo de vivência do carisma, e querendo aprofundar-se em sua espiritualidade ansiou por uma vida mais recolhida; assim deixou a direção do Hospital e fundou um mosteiro de contemplativas. Desejosa de viver como Santa Clara, quis voltar às origens, e colocou-o sob sua Regra. Dessa forma nasceu a Ordem das Monjas Capuchinhas.
O reconhecimento do mosteiro se deu pela aprovação canônica no dia dezenove de fevereiro de 1535 e da nova ordem religiosa no seio da Igreja, pelo mesmo papa, Paulo III, em dez de dezembro de 1538. Confiada, por pedido de Maria Lourença Longo, aos cuidados dos Frades Menores Capuchinhos, que foram acolhidos em Nápoles, no Hospital dos Incuráveis, instituição fundada por ela.
Mesmo gozando de fama de santidade desde sua morte em 1539, o processo oficial para investigação de seus escritos e virtudes só teve início em Nápoles em 1880 e foi encerrado em 1883. A introdução da causa só se deu em 1892, sendo validado em 1907 quando, seguindo a legislação vigente, Madre Lourença foi declarada Venerável. Afinal, Deus tem seu tempo para tudo, e nosso século foi o escolhido para essa celebração.
Conheça melhor a nossa história:
Atualizada em 05/11/2024.
0 Comentários