Santa Clara nos convida à vivência de um amor sempre vigilante, atento. O encontro com Jesus não é um acontecimento para ficar guardado na memória, como um fato marcante, mas o ponto de partida que nos impulsiona a ser uma criatura nova, n'Ele e com Ele. Cristo é o Caminho, mas também é o companheiro de jornada, o Esposo fidelíssimo.
O encontro com o Amado é um constante despojar-se, esvaziar-se de si mesmo para se enriquecer com Sua presença e seus dons. Não é a mera vivência de uma doutrina, mas uma experiência de amor renovada a cada novo dia. Para Clara o "ponto de partida" não é algo distante, fixo no início, é o agora e a meta do hoje e do amanhã a se alcançar no fim da jornada: Jesus Cristo.
As estrelas rompem o tempo da sua existência projetando sua luz ao longo do espaço, assim acontece também com aqueles que gastam sua vida no serviço do Senhor; serviço este que não se limita a um encontro feliz que resulta apenas em benefício próprio. O exemplo de Santa Clara é um sinal permanente a estarmos atentos ao convite de Jesus para realizarmos a Sua vontade.
"Não perca de vista seu ponto de partida, conserve o que você tem, faça o que está fazendo e não o deixe, mas em rápida corrida, com passo ligeiro e pé seguro, de modo que seus passos nem recolham a poeira, confiante e alegre, avance com cuidado pelo caminho da bem-aventurança" (2CtIn).
Na vida escondida e silenciosa no claustro, presa quanto ao corpo, mas livre quanto ao espírito, Clara se fez luz radiosa, pois seu amor ao Crucificado-Ressuscitado transbordou em louvor, súplica e ação de graças pela humanidade inteira, e chega até nossos dias seu testemunho de fidelidade a Deus e zelo pelo próximo.
Os bons frutos da correspondência ao amor divino não podem ser cerceados pelo tempo. Como ela mesma diz em seu Testamento: "Foi dessas coisas [simplicidade, humildade, pobreza, vida honesta e santa] que, não por nossos méritos, mas só por misericórdia e graça de quem o deu, o Pai das misericórdias, se espalhou o perfume da boa reputação tanto para os de longe como para os de perto" (TestCl).
Quando dedicamos nossa vida a Jesus seguindo o exemplo de Santa Clara, levamos conosco toda a humanidade, tornamo-nos representantes diante de Deus de todos os nossos irmãos, sendo seus intercessores e reparadores, por suas necessidades e faltas. Esse compromisso de amor une o tempo e a eternidade, pois para Jesus não existe ontem, tudo se resume num hoje.
Santa Clara de Assis, rogai por nós!
Atualizada em 18/10/2024.
0 Comentários