A alegria divina de Santa Clara

  Alagria divina de Santa Clara
Floreira marca local do jardim de Santa Clara no mosteiro de São Damião /Assis


A alegria em Santa Clara está intimamente relacionada com a sua experiência mística, que na Idade Média se compreende como a antecipação do gozo celeste vivido na realidade terrestre, é trazer à terra o que se viverá plenamente no Céu. Clara alegra-se, primeiramente, com o dom da sua vocação, que lhe permite estar no santo serviço e rejubila-se com Inês de Praga, por semelhante escolha:

"Que troca mais louvável: deixar as coisas temporais pelas eternas, merecer os bens celestes em vez dos terrestres e possuir a vida feliz para sempre!" (1CtIn).
Com uma vida austera por livre escolha (jejum e privação dos bens para partilha com os necessitados), Clara opta por agradar a Deus e não aos homens. Criada num ambiente de cavaleiros conhece o valor dos ideais de vida e mostra-se irredutível quanto a mudar o seu.

Segundo a 6ª testemunha do Processo de Canonização, Irmã Cecília, monja do mosteiro de São Damião, Santa Clara "rezava com muitas lágrimas, mas com as Irmãs demonstrava uma alegria espiritual. Nunca estava perturbada. Instruía as Irmãs com muita mansidão e benevolência, mas, quando era necessário, não deixava de repreendê-las" (ProcC).  

Determinada, compreende que no Eterno está a verdadeira alegria, totalmente entregue as coisas que não são efêmeras, nem perecíveis, e que gera o gozo que nada pode abalar ou destruir, pois em união com Cristo o mundano é secundário e torna-se mesmo desprezível. Essa sua via Clara a trilha com profunda generosidade e elevada sabedoria. "Eu me alegro de verdade, e ninguém vai poder roubar-me essa alegria" (3CtIn).

Na certeza das núpcias eternas com o Rei dos reis Santa Clara transpõe qualquer obstáculo imposto pelo tempo ou pelo mundo, e aconselha sua Inês a fazer o mesmo, sem apegar-se a nada: "faça o que está fazendo e não o deixe, mas, em rápida corrida, com passo ligeiro e pé seguro, de modo que seus passos nem recolham a poeira, confiante e alegre, avance com cuidado pelo caminho da bem-aventurança" (2CtIn).


Atualizada em 18/10/2024.



Postar um comentário

0 Comentários