Santa Clara: uma vida orante


A espiritualidade perpassa o agir e isso bem o demonstram todos os santos. Uma vida de profunda oração se faz notar no modo como a pessoa lida com os acontecimentos cotidianos, mesmo os mais simples, pois a graça divina perpassa seu entendimento e, consequentemente, suas atitudes. Uma vida orante é mais do que estar em permanente oração, seja ela mental ou vocal, é ter os olhos fixos em Jesus fazendo com que a fé se torne um referencial contínuo, indo além das interpretações humanas.

O desejo de conformar-se inteira a Cristo (na pobreza, na humildade e na simplicidade) é algo evidente e marcante na espiritualidade de Santa Clara, e isso a motiva a levar a vivência do Evangelho até a perfeição, tanto na sua relação com Deus, como consigo mesma e também com os outros, principalmente com as filhas e Irmãs de comunidade, o que destaca sua Forma de Vida como espelho e exemplo dentro e fora da Igreja.

No seu Testamento a Santa diz: "Pois o próprio Senhor colocou-nos não só como modelo, exemplo e espelho para os outros, mas também para nossas Irmãs, que ele vai chamar para a nossa vocação, para que também elas sejam espelho e exemplo para os que vivem no mundo. (...), estamos bem obrigadas a bendizer e louvar a Deus dando força ainda maior umas às outras para fazer o bem no Senhor" (TsCl). Como fé e vida estão unidas, todos os  acontecimentos tornam-se meios para o louvor. 

No seguimento de Jesus Clara evidencia toda sua fidelidade e responsabilidade, sendo atenta na vivência da sua vocação, vigilante cuida para não desperdiçar as oportunidades que se apresentam no seu cotidiano. Coloca-se a serviço das Irmãs e faz da minoridade o seu caminho preferido. Ter uma vida orante significa despojar-se das vaidades e se colocar no último lugar, assim como fez o Filho de Deus, tudo acolhendo para a glória do Pai.

O que se cultiva no interior transborda para fora, essa é uma verdade evangélica que Santa Clara solicita às suas Irmãs, uma vez que o amor é uma força ativa que vai além das palavras: "E amando-vos umas às outras com a caridade de Cristo, demonstrai por fora, por meio das boas obras, o amor que tendes dentro, para que provocadas  por esse exemplo, as Irmãs cresçam sempre no amor de Deus e na mútua caridade" (TsCl).

Muitos são os que dissociam fé e vida, tendo uma conduta nos locais de culto e outra no seu cotidiano (trabalho, família, ...) isso é trair a Cristo, pois o testemunho é  mais eficaz do que as palavras e todo o batizado é um missionário a serviço do Reino de Deus. Por isso Santa Clara exorta as Irmãs a viverem sua vocação com fidelidade e gratidão, tendo como referencial o próprio Jesus, que em tudo buscou a glória do Pai: "(...) daremos aos outros um nobre exemplo e vamos conquistar o prêmio da bem -aventurança eterna com um trabalho muito breve" (TsCl).

Parece muito óbvio falar em vida orante quando se está falando da existência de um santo, assim como da associação de fé e vida, mas quantas vezes somos contraditórios, e nossas atitudes provam que esquecemos que somos todos chamados à santidade. E isso recebemos através de nosso Batismo, quando nos tornamos por graça filhos de Deus. Santa Clara é apenas mais um espelho que nos convida a viver a nossa vocação de membros do Corpo Místico de Cristo com fidelidade e autenticidade fazendo de nossa vida uma oração.  


Atualizada em 19/04/2024. 





 

Postar um comentário

0 Comentários