Santa Clara: mulher sinodal

Santa Clara vivia a igualdade entre as Irmãs

Neste tempo especial o Papa Francisco convoca a todos para, como Igreja, escutar e refletir as considerações, as ideias e as reflexões a serem feitas pela querida porção do Povo de Deus dos inúmeros pequenos núcleos: família; bairro; comunidade; diocese; ... Afim de que todos contribuam pela participação (ouvindo e opinando) “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.

Santa Clara já em seu tempo inovou colocando em sua Regra um Capítulo que convocava todas as Irmãs semanalmente para que cada uma falasse e todas se ouvissem, tanto confessando "humildemente suas faltas e negligências", como para tratar sobre o "necessário para a utilidade e bem do mosteiro" e aconselhava a deixar as mais novas opinarem também “porque muitas vezes o Senhor revela à mais jovem o que é melhor”(RgSC).

Este ano (2022) convidamos para participar conosco da novena, além dos grupos que animam comumente nas Santas Missas outras organizações amigas que servem em Flores da Cunha por um bem maior, para agradecermos unidos por todas as maravilhas que o Senhor faz e age em nossas vidas e, sobremaneira, para louvarmos pelo fato de podermos estar juntos presencialmente depois da grande batalha do isolamento por conta da pandemia do COVID 19.

A novena teve inicio em 02 de agosto, dia de Nossa Senhora dos Anjos, o dia do Perdão de Assis. Era desejo de São Francisco que por Santa Maria dos Anjos todas as pessoas fossem levadas ao Paraíso, e obteve para isso Indulgência Plenária a todos que passassem pela Porciúncula em busca do perdão do Pai das Misericórdias. Ali ele rezava para que todos fossem capazes de buscar o perdão e a misericórdia de Deus e tivessem a graça de perdoarem sempre. 

Assim vivemos a vida perfeita que o Senhor desejou para nós e nos ensinou a buscar através da oração do Pai Nosso: ... perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido... Essa oração nos faz responsáveis diante de Deus, pois pedimos para receber na mesma medida em que damos.  E vamos todos juntos buscando ser Igreja do Senhor. Igreja que perdoa e pede perdão!

Importa reconhecer-se Igreja que forma o Corpo Místico de Cristo e que todos, como membros, são filhos e filhas amados de Deus. Quando formamos nichos, pequenos grupos que se fecham, se isolam, como que a buscar uma maior perfeição na vivência evangélica, acabamos por ir contra ao que desejamos, pois Jesus concedeu graças (milagres) à judeus e pagãos, nos ensinando que Ele não faz distinção de pessoas, está aberto, faz-se próximo de todos. Isso é ser sinodal. 


Atualizada em 19/04/2024.





Postar um comentário

0 Comentários