Maria: modelo de Santa Clara


Maria: modelo de Santa Clara
Gruta do claustro do Mosteiro Nossa Senhora do Brasil (Flores da cunha/RS)

Nas cartas que escreveu a Inês de Praga, Santa Clara sempre aponta Maria como o modelo perfeito de pureza de coração e de castidade, no corpo e na alma, para todas que querem seguir o Senhor com autenticidade. Denomina-a de “gloriosa Virgem das virgens” que se fez em tudo semelhante ao “Filho do Altíssimo”.

Em seu Testamento e Forma de Vida (Regra), ao exortar as Irmãs para a boa vivência de sua vocação, pede que se siga, por amor ao “Senhor Pai”, “a pobreza e a humildade do seu Filho dileto e da Virgem, sua gloriosa Mãe”, pois a jovem de Nazaré é a primeira e mais fiel discípula de Jesus e vive em perfeita comunhão com Ele, uma vez que se abandona inteiramente à vontade divina.

Clara quer que suas Irmãs e filhas façam também de Maria um espelho, cujo reflexo irradia a fecundidade da vida escondida em Deus, num silêncio sempre criativo, que está constantemente a serviço do Reino, seja ocupando-se dos afazeres do dia a dia, seja nos momentos de oração, sem deixar-se prender aos obstáculos que o tempo e o século impõem.

Assemelhar o seu coração ao da Virgem Santa é sempre guardar e meditar os mandamentos do Senhor, tendo atenção aos sinais da ação divina no cotidiano, olhando os acontecimentos pelos olhos da fé.  Permitindo-se assim gerar o Cristo para o mundo, e dar um testemunho de vida com fé, simplicidade e humildade, assumindo sua missão na obediência, até o fim. 

A Virgem Santíssima nos ensina a transpor as dificuldades vividas, não se deixando perturbar com aquilo que nos parece incompreensível, mas sempre crescendo na pobreza, que resulta num abandono confiante na sabedoria e misericórdia de Deus, fazendo da fé nosso farol seguro para vencer as nebulosidades da vida. 

Sigamos o conselho de Santa Clara em seu Testamento: "Tomemos cuidado, portanto, para que, se entramos pelo caminho do Senhor, de maneira alguma nos afastemos dele em algum tempo por nossa culpa e ignorância, para não ofendermos a tão grande Senhor, a sua Virgem Mãe, a nosso bem-aventurado pai São Francisco, à Igreja triunfante e mesmo à militante" (TestCl). 


Atualizada em 25/10/2024.

Postar um comentário

0 Comentários