Sem condições físicas, devido a sua enfermidade, para sair da clausura e ir com as Irmãs acompanhar as orações noturnas solenes na igreja de São Francisco, Clara é deixada sozinha no mosteiro de São Damião, mas recebe a graça de ter uma admirável audição de tudo que lá acontece, segundo narra a terceira testemunha do Processo de Canonização, a Irmã Filipa, que ouviu o relato da própria Santa:
"(...) como, na noite do Natal do Senhor próximo passada [1252], não podendo ela, por grave enfermidade, levantar-se da cama para ir à capela, as Irmãs foram todas a Matinas segundo o costume, deixando-a sozinha. Então a senhora disse suspirando: "Ó Senhor Deus, deixaram-me sozinha neste lugar". Então começou a ouvir os órgãos e responsórios e todo o ofício dos frades na igreja de São Francisco, como se lá estivesse presente" (ProcC3Test).
Em razão dessa experiência o papa Pio XII, em 1958, acolheu o pedido do bispo de Assis, José Plácido Nicolini, dos quatro Superiores das Famílias Franciscanas e de outras pessoas de renome, e declarou Santa Clara como padroeira da televisão (Acta Apostolicae Sedis 50), pois através deste equipamento pode se participar de eventos que acontecem longe dos olhos e dos ouvidos como se estivesse presente, tal como aconteceu com a Santa de Assis.
O Papa salientou que "é conveniente que Clara, que se destaca em brilho pelo louvor da integridade e traz tanta luz para tão grandes trevas, presida e ajude esta arte para que, através deste luminoso instrumento, tornem-se mais claras a verdade e a virtude, em que se fundamenta a vida dos cidadãos". E complementou: "Ora, são enormes as vantagens mas também muito grande os perigos que podem surgir desse admirável instrumento".
"Sendo assim, Nós, apoiados numa consulta à Sagrada Congregação dos Ritos, em nosso conhecimento seguro e madura deliberação, e com a plenitude do poder Apostólico, em força desta Carta e de maneira perpétua, fazemos, constituimos e declaramos Santa Clara, Virgem de Assis, Padroeira celeste da televisão diante de Deus, outorgando-lhe todos os privilégios e honras litúrgicas que são ritualmente devidos a tais Patronos."
Embora o poder esteja em nossas mãos para ligar/desligar a televisão (e também o celular) ou simplesmente mudar de canal, muitas são as pessoas que se deixam manipular por conteúdos negativos, afastando-se dos ensinamentos de Jesus, e 'alimentando-se' de coisas destrutivas para si e suas famílias; por falta de determinação (ou fé) para as boas escolhas, seguem modas e tendências mundanas. Que Santa Clara interceda por todos nós!
Atualizada em 28/10/2024.
0 Comentários